Muitos leitores aqui do blog podem não saber, mas uma das minhas metas é me tornar escritora profissional (por enquanto é apenas um hobby) futuramente e por isso frequento grupos de escritores em redes sociais e estou sempre utilizando a internet para pesquisar sobre o assunto. Por consequência, acabo encontrando materiais muito interessantes, e já algum tempo queria compartilha-los aqui reunidos. Estreando essa série dedicada à escrita, esse post vai ser recheado de dicas que qualquer um - seja você apenas leitor, escritor inciante ou profissional - pode usufruir de modo benéfico!

Sobre as dicas e os autores: no geral, a maioria das dicas eu já tinha guardadas comigo aqui no PC, mas para deixar o post mais completo, pesquisei algumas a mais. Meu critério principal foi focar-me em escritores já consagrados nos gêneros em que escrevem, por isso autores não há tantos autores contemporâneos na lista. Além disso, são pouquíssimos destes que disponibilizaram dicas, seja para imprensa ou através de cartas. Devo dizer que senti bastante falta de autoras femininas na lista, mas a única que achei que deu dicas diretamente foi a Anne Rice. 

"Originalidade não é nada, mas a imitação criteriosa" - Voltaire

“Se você quer ser escritor, deve fazer duas coisas acima de todas as outras: ler muito e escrever muito. Leia amplamente e trabalhe continuamente para refinar e redefinir seu próprio trabalho”. - Stephen King

"Escolha os seus personagens com ponto-de-vista de forma a ampliar a narrativa. (...) É como se você estivesse tentando fazer um romance da 2ª Guerra Mundial: você vai pegar apenas um soldado comum? Bem, isso só cobriria o cenário europeu , não o Pacífico. Você faz de Hitler um personagem com ponto de vista para mostrar o outro lado? E o lado japonês ou da Itália? Roosevelt, Mussolini, Eisenhower – todos esses personagens têm um ponto de vista único que representa algo enorme na 2ª Guerra Mundial." - George R.R Martin
"O processo de escrita pode ser mágico, há momentos em que é como se você atravessasse por uma janela e caminhasse sobre o ar, é uma felicidade sublime. Mas na maioria das vezes é um processo de colocar uma palavra depois da outra." - Neil Gaiman

"Quando o escritor se entedia escrevendo, o leitor se entediará lendo." - Gabriel Garcia Márquez

"Nunca use chavões, metáforas ou outras figuras de linguagem que você esteja acostumado a ver na imprensa.Nunca use uma palavra longa onde uma curta é suficiente.Se for possível cortar uma palavra, sempre a corte.Nunca use a voz passiva se puder usar a ativa.Nunca use uma frase estrangeira, um termo científico ou um jargão se você consegue pensar em um equivalente comum.Quebre qualquer destas regras antes de escrever alguma barbaridade." - George Orwell
"O que sempre me ajudou foi algo que um amigo meu disse, anos atrás. Ele disse:vá até a onde a dor está. E eu acho que o que ele quis dizer é que devemos escrever sobre o que dói. Volte para as memórias que te causam conflito e dor, e que quase te fazem parar de respirar e escreva sobre elas. Explore isso, na privacidade do seu quarto, com aquele teclado, vá até a onde dor está. Não tenha medo dela. E eu adicionaria uma outra regra: vá até onde o prazer está. Vá até onde você realmente quer estar com a escrita, escreva coisas excitantes, escreva algo que seja interessante pra você. Se você descobrir que seu texto é chato, não deixe ele de lado." - Anne Rice.

"Para ser grande é preciso ter 99 por cento de talento, 99 por cento de disciplina e 99 por cento de trabalho." - William Faulkner

"No seu texto, não use adjetivos que nos dizem somente como você quer que a gente se sinta sobre a coisa que você está descrevendo, ou seja, em vez de nos dizer que algo foi 'terrível', descreva-o de modo que vamos nos aterrorizar. Não diga que foi 'maravilhoso', deixe-nos dizer 'delicioso' quando lermos a descrição. Veja bem, todas essas palavras (horrível, maravilhoso, terrível, exótico) são apenas você dizendo aos leitores 'Por favor, vocês tem que fazer o meu trabalho por mim'." C.S Lewis

Então, gostaram das dicas? Qual foi a mais útil para você? Você tem algum escritor preferido aí? Qual? Que tipo de informação você gostaria de ver nas próximas postagens da série?

Comente e diga sua opinião!


Deixe um comentário