Olá gente,

Quando fazemos um blog, um texto, ou uma imagem, sempre dá vontade de variar um pouco; dar uma "cara nova" para seu design. Bom, eu não sou nenhuma expert no assunto, mas como blogueira aprendi a dar um "jeitinho". Por isso vou mostrar aqui num tutorial super simples, para você, seja blogueiro(a) iniciante ou só alguém que também goste de variar nas fontes.

Primeiro você deve achar um site confiável em que você possa baixar as fontes. Há sites especializados e muitos deles oferecem da mais variada cartela de fontes e estilos (Desenho, Retrô, Pixel, Medieval, etc), alguns pagos e muitos grátis, dependendo do tipo de licença. Sobre a licença é sempre bom verificar, porque alguns mesmos disponibilizados gratuitamente, só são liberados para uso pessoal. Um site que gosto muito é o Dafont.com - o do exemplo -  onde todas as fontes são grátis e dá a opção para se doar para o autor da fonte, como retribuição.

Tutorial:

1. Vá até o site desejado e selecione a fonte desejada (recomendo usar o Google Chrome). Se você colocar o mouse por cima, você pode ver o tamanho da fonte, que geralmente não passa de 200 K, tendo alguns de até 50 K ou 140 K. Tenda a não baixar arquivos muito grandes, porque podem deixar o computador bem lento, assim como no uso da fonte também. Clique em "Baixar".


2. Depois de baixar o arquivo, abra-o e clique em "Mostrar na pasta". Irá aparecer o lugar na pasta de "Downloads" com o nome do arquivo. Aperte com o botão esquerdo do mouse e clique em "Extrair aqui". Aparecerá ao lado um arquivo com o mesmo nome ou semelhante, clique nele duas vezes.

3. Ao clicar neste novo arquivo, abrirá uma página semelhante a esta (foto abaixo). Clique em "Instalar" e quando esse botão ficar mais claro, está concluído.




















Agora é só abrir o programa em que você vai usar a fonte e testar :)
Obs: o nome da fonte utilizada no exemplo é a Orial.

Espero que tenha ajudado e se tiver alguma dúvida, é só deixar aqui nos comentários que tentarei responder. Comente e diga o que você achou!



4 Comentários

  1. Adorei o tutorial, vai me ajudar muito haha! Beijos
    http://www.blogmeninaousada.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei o tuto, Manu, não sabia desse negócio de licença só para uso pessoal, vou começar a prestar mais atenção agora hahaha gostei muito da sua dica de site, acessei e tem várias fontes bem legais :D

    ResponderExcluir
  3. Oi Manu, tutorial bem útil, já conhecia o site. Tem muitas fontes legais.
    Beijos.
    http://www.marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adoreiii Manu!!! Muito útil pra pessoas como eu, que não sabem muita coisa!

    ResponderExcluir