Olá pessoal,
Para quem não sabe ainda, a editora Leya decidiu mudar as capas da série de livros de fantasia-épica, "As Crônicas de Gelo e Fogo", que não é por acaso uma das minhas séries do gênero preferidas, então, como de praxe, faço questão de comentar aqui um pouco sobre a mudança!

Ambas foram criadas pelo artista francês Marc Simonetti, e utilizando o mesmo estilo gráfico. A diferença principal é a mudança das cenas retratadas. A capa de um livro está LONGE de ser o principal aspecto sobre ele (lembre-se sempre disso), mas como sabemos, uma boa arte de capa pode fazer a diferença se você vai comprar esta ou aquele edição, e principalmente é uma das primeiras "portas" por qual o leitor pode se interessar em explorar o CONTEÚDO da obra.

Comparando as duas,  fiquei realmente indecisa. Não poderia escolher meu "pacote" preferido entre as novas e as anteriores porque na verdade em cada uma tive minhas preferidas! Vou contar a vocês quais. (No final na postagem).


NOVAS:

ANTERIORES:
Guerra dos Tronos - Para o primeiro volume, na versão antiga temos uma imagem de Winterfell, onde se passa a primeira parte do livro e serve como uma boa introdução, mas a versão nova que me ganhou neste caso. Essa ilustração de Jon Snow com Fantasma na Muralha é simplesmente espetacular!
A Fúria dos Reis - Enquanto na antiga temos um dos meus personagens preferidos, Tyrion, num beco de Porto Real, na nova não há nem mais nem menos que o próprio e único Trono de Ferro! Competição pesada, nesta em declaro empate.
A Tormenta das Espadas - Na primeira versão a ilustração era de Theon procurando no Pântano Bran e Rickon depois de invadir Winterfell e na nova temos as Gêmeas da família Frey. Em relação a estética, preferi a primeira capa, porém quando contextualizamos na obra, as Gêmeas foram muito mais marcantes nesse volume, principalmente por ser onde se passa uma das cenas mais memoráveis da saga, o "Casamento Vermelho".  Então, o veredicto é: ponto para a versão antiga.
O Festim dos Corvos - Já nessa duas versões há um claro contraste, mas não há mudança num aspecto: as duas cenas retratadas tem o mar com uma das características principais. Na antiga são é Pyke, nas Ilhas de Ferro que são retratadas e o cavaleiro na cena é provavelmente Theon. Na mais recente fiquei um pouco em dúvida, mas tenho quase certeza que é ou algum tipo de spoiler relacionando-se á Companhia Dourada ou Porto Real. (Se alguém quiser me ajudar a tirar essa dúvida sinta-se livre a comentar!). De qualquer forma, gostei mais da nova, as cores e a cena da edição anterior nunca me agradaram muito.
A Dança dos Dragões - Khaleesi é Khaleesi e todos sabem, por isso em ambas capas de "A Dança dos Dragões", a mãe dos Dragões, Danenerys continuou como foco (ainda bem)! Mas comparando as duas com toda certeza prefiro a anterior. A nova com ela em seu trono em Meereen é linda, mas não tão impactante quanto ela na Arena cara a cara com Drogon (só se vê a imagem completa - com ela - se abrir a orelha da capa). Então continuo com a versão antiga!

Resultado: ANTIGAS 3 x 3 NOVAS (EMPATE). Depois me perguntam porque sou tão indecisa!

E sobre as capas dos próximos livros? Encontrei algumas possibilidades na internet, mas não achei confirmação concreta que seriam estas as capas absolutas ou apenas fanmades dos volumes 6 e 7, Winds of Winter e Dream of Spring.

Mesmo que possam ser fanmades, são lindas o suficiente para serem as capas oficiais! A que mais representa a essência de ASOIAF, na minha opinião, é sem dúvida a misteriosa da esquerda com o Caminhante Branco (Outro)!


E vocês, quais são suas opiniões sobre as novas capas? Gostou sim/não? Qual foi sua preferida?
Comente e diga sua opinião!





12 Comentários

  1. Eu tenho muita vontade de começar essa série, Manu, mas sinceramente ainda não tive tempo nem oportunidade de conseguir realizar esse desejo. Acho a história bem interessante, acompanho a série e gosto da trama também. Adorei as novas capas, mas eu sou tão apaixonada pelas antigas, foram elas que instigaram minha curiosidade com relação a série, então, ainda prefiro as primeiras. Beijos!
    Patrini (livroosviajantes.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fui atraída pela série pelas capas inicialmente, admito!

      Excluir
  2. Manu, eu tenho a edição vermelha de colecionador, mas essas capas me apaixonaram tb *0* Queria ter dinheiro para comprar todas as edições hsuhsuas
    Beijos
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Manu,
    Acompanho a Série mas, não li os livros =/ não sei se teria coragem de ir até o fim apesar de amar..
    Eu fiquei apaixonada pela capa nova do primeiro livro, mas acho que prefiro as antigas, já namorei muito elas rsrs.

    Beijos!
    Marília Lopes
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li a série, tenho que ler, meu irmão leu e disse que é boa.
    A respeito das capas, eu gostei mais das antigas.

    http://www.eucurtoliteratura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito BOA MESMO! Acredite, você não se arrependerá se ler!

      Excluir
  5. Tenho um amigo que ler esse serie, ele fala super bem dela, mas eu nunca tive um interesse tão grande nela, mas estou começado a ter


    Canal https://www.youtube.com/watch?v=KEMMi7KeBOk
    Blog http://cantinhodacarolll.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena mesmo, sinceramente, a escrita de George R. R Martin é espetacular!

      Excluir
  6. CAPAS LINDAS! Vou ter que guardar dinheiro pra investir nessas capas, já tenho os livros, mas as capas estão demais. E talvez saiam em capa dura! :D

    ResponderExcluir
  7. Não quero ser estraga prazeres... Mas a capa do primeiro livro antigo é Castelo Negro com a Muralha atrás de si, e o livro 2 nova é Pedra do Dragão, com Melisandre queimando alguém.
    Na nova capa do livro 4 acredito que é Braavos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São boas possibilidades também :) O problema é que muitos desses livros nunca se há um consenso sobre que cena e onde é a ilustração da capa. Perguntei em alguns fóruns de Game of Thrones e grupos de leitores e sempre haviam respostas diferentes, então decidi fazer minhas próprias "apostas" para a postagem hahaha. Seria legal se Leya fizesse uma postagem deixando claro para os fãs, não?

      Excluir
  8. Guillermo Fernandez17 de dezembro de 2014 18:35

    Eu amei as capas novas, mas as antigas ganham hahaha
    As únicas capas que eu gosto mais das novas são as do 2º e 3º livro. Mas vou tentar juntar dinheiro e tentar comprar a segunda versão do mesmo jeito hahahaha
    Abraços!

    ResponderExcluir