Os clipes musicais surgiram como uma forma de "ilustrar" músicas - de cantores conhecidos ou não, feitos profissionalmente ou não - juntando assim um pouco o mundo da música com o do cinema em vídeos curtos de em média 6 minutos. Poderíamos dizer que os pioneiros nessa área foram uma bandinha adorável do Reino Unido, eufemizando, também conhecidos como Beatles. Cansaram-se por um tempo das plateias histéricas e passaram a gravar suas apresentações. Muitos dizem ainda que não foram estes os primeiros clipes da história, mas sim as performances em filmes da década de 50, como "Singin' in the rain" de Gene Kelly e "Jailhouse Rock" de Elvis Presley.

Tempos depois, canais como MTV passaram a exibir regularmente clipes musicais, estes que por sua vez mostravam performances de grandes artistas para o mundo inteiro e que ajudaram a lançar muitos no ramo musical! É uma forma de divulgação, de atrair o público, visando a interpretação da canção e a estética final. Muitos ainda contam histórias baseando-se (ou não) nas músicas, criando verdadeiros curtas musicais. Além disso, hoje qualquer um praticamente pode fazer um clipe - basta ter uma câmera e um bom editor de vídeos e voilà - você pode ter um dos próximos clipes mais conhecidos da internet.

Confiram alguns dos mais famosos através das décadas em ordem cronológica:

A Hard Day's Night - Beatles (1964)



Desde pequena sempre escutei Beatles, por isso hoje em dia respeito muito a banda e adoro suas músicas! Esse clipe é bem descontraído de uma forma que remete bastante á imagem e ao estilo da banda, sendo assim, um bom "retrato" da música.

Bohemian Rhapsody - Queen (1975)



Um clipe que mistura de tudo, desde diversos estilos musicais á excentricidade de Queen num grande caldeirão que deu muito certo!

Rio - Duran Duran (1982)



Esse eu não conhecia até fazer essa postagem! Uma música inspirada no Brasil, especificamente o Rio, um dos primeiros a expor nossa fama, ás vezes benéfica ou maléfica, das lindas praias, belas mulheres e festa de forma até que divertida.

Thriller - Michael Jackson (1983)



Quem nunca viu esse clipe? Um dos primeiros clipes da lenda do pop, Michael Jackson, misturava um pouco de terror com a batida pop da época, em danças eletrizantes com zumbis e com direito a lobisomem no final! Lembro-me de me amedrontar com meus amigos assistindo esse clipe quando mais nova, outra ótima lembrança no final das contas.

Justify My Love - Madonna (1990)



Digam o quiser de Madonna, mas não se pode se dizer que ela não é ousada. Hoje em dia é comum ver clipes como esse, destacando a sensualidade do cantor/cantora, mas em 1990 não era bem assim. Tanto que levou a MTV americana na época censurar o clipe!

Smells Like a Teen Spirit - Nirvana



A música que lançou a banda mais importante do gênero grunge da História, Nirvana, e marcou como um dos clipes mais populares já criado. Eu pessoalmente adoro a música e acho que, apesar de preferir clipes com enredo, adorei também a performance direta da banda, se encaixou perfeitamente.

Então, já conheciam estes clipes musicais históricos? Não? Conheciam algum deles? Comente e diga sua opinião!



6 Comentários

  1. Adorei o seu post! Muito legal conhecer os primeiros clipes musicais, bom pra ter uma noção de como essas produções evoluíram com o tempo. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amo todos!!!!

    Que post legal!

    Obrigada por visitar e comentar no meu blog, Manu! Beijão!

    www.pamelavital.com

    ResponderExcluir
  3. Adoooorei os vídeos. Ainda mais os do Beatles, são incríveis!

    beeijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  4. Manuuuu, Beatles sempre os pioneiros em algo, conhecia vários dos clipes, adorei a postagem.
    Beijos.

    www.marcasliterarias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, achei criativo. bjus
    Acompanhando seu blog e sua página, se quiser conhecer meu blog e minha página os links são esses
    blog http://cantinhodacarolll.blogspot.com.br/2014/10/perdao-leornard-peacock-resenha.html
    Página https://www.facebook.com/pages/Luxuoso-Estilo/175631289312048?fref=ts

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro assistir belos clips e adorei saber mais sobre a origem de tudo. Tem um tempão, hein. Beatles é pioneiro em muitas coisas. Adorei

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher e 2 ganhadores.

    ResponderExcluir