Rufemos os tambores; a Copa vêm aí....
Copa não faz brotar hospital, escola, segurança, empregos, estrutura e condições de vida mínimas.Não interrompe a corrupção, não faz desaparecer a o preconceito, não finda a desigualdade.

Mas sorrisos... Sim, somos um povo de sorrisos intermináveis.Mesmo na fome, na miséria, na pobreza e na tristeza, continuamos de pé.Como diz o poema de Carlos Drummond de Andrade: "Mas você não morre, você é duro, José!".
 José somos todos nós, brasileiros, vendo nosso país servir de moeda de troca.Nossa riqueza cultural ser transformada em "pão e circo".E esse "pão e circo" nem dura; não é para nós, é para quem vem.O que nós sobra é migalhas.

Porque uma coisa sabemos também: fingir.Porque o ser humano não é feito só de sorrisos; logo, nem nós, os Josés-de-todo-dia sorrimos o tempo todo.É duro.

"Vamos nós unir", dizem eles.Do verde e amarelo já desbotado da nossa bandeira, da nossa camisa, da nossa alma.Nós cansamos.Protestamos.Fomos ouvidos?

E somos ignorados assim, por tanto tempo.Com hospitais caindo aos pedaços, escolas vazias ou mal-estruturadas.Medo, medo por todo lado; até sair nas ruas é um ato de risco.Nada que possa ser totalmente citado numa postagem: a lista é longa.O dinheiro que "temos" não é verdadeiramente nosso, é de apenas "alguns".E que o temos mesmo, é tirado de nós, pois o pão e circo vale mais.Já não temos.O que nos falta é deixado de lado, o "Coliseu" é o foco.

Faltando um dia para a Copa do Mundo, pergunto: "E agora, José?".



3 Comentários

  1. Eu não gosto muito de futebol, mas vou te dizer... quando se fala em futebol, minha família é fã! Sempre fazem churrasco para comemorar a vitória de um time ou assistir a um jogo. Amanha mesmo irei pra casa da minha tia pra assistir com minha família, não gosto mais... família é família. Adorei seu post, super divertido... e o final♥♥♥ Muito bem elaborado!

    ResponderExcluir
  2. Oi Manu...
    Bem, não sou fã de futebol em geral, mas quando se fala em Copa do Mundo, fico muito eufórica. Eu torço e vibro e espero uma vitória da nossa seleção.
    Adorei seu texto e acho que temos de ter o espírito da torcida brasileira que sempre tivemos; mas, em outubro, no dia das eleições, buscarmos o melhor para nossa nação e saber escolher nossos governantes.
    Parabéns pelo texto e vamos com levar o Brasil ao Hexa! \o/
    Beijos

    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Manu, gostei muito do texto. Nos faz refletir.
    Beijos
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir