Sabe quando não se está com muita paciência de uma leitura mais profunda, e o desejo é só uma leitura fácil e divertida? Pois bem, para estes critérios, acho saídas nos livros de drama-comédia teen.

Mas o que é um livro "teen"? Teen é abreviação para teenager (adolescente) e estes se livros se tratam exatamente de personagens que estão passando por esse período na vida, então consequentemente tentam passar mensagens sobre como encarar as dificuldades da transição criança-adulto.

Admito que minha escala de leitura sempre foi um pouco precoce; passei pela fase dos livros teens bem antes de ser oficialmente, uma adolescente.Lia bastante e aos poucos passei a me desinteressar pelo genêro por sentir que algo faltava (uma abordagem mais séria talvez), mas não larguei totalmente, continuo lendo, mas especificamente com o objetivo único de descontração.

Porém nem todas as crianças são assim, cada um com seu tempo; por isso decidi fazer este post com algumas sugestões de livros teen, tanto para aqueles como eu que os buscam para diversão, ou para aqueles que estão nesse período de transição e desejam algo para deixar a leitura mais interessante.
P.S: se você for alguém em busca de uma boa opção de presente, estes também são boas pedidas!

Eis algumas dicas (por ordem da foto):
1. Tudo Por um Pop Star - Thalita Rebouças

Sinopse oficial: O novo romance da escritora Thalita Rebouças, "Tudo por um Pop Star" aborda temas como amizade, fama e as loucuras que os fãs fazem por seus ídolos. O livro tenta desvendar o mistério desse amor um tanto esquisito e desenfreado que só fãs conhecem e, para isso, conta a história de Manu, Gabi e Ritinha, três amigas que moram em Resende, no estado do Rio de Janeiro, que poderiam ser descritas como tietes, fãs fanáticas, doidas varridas, sabe- se lá. Enfim, o trio é do tipo que faz tudo por um pop star. Ainda mais quando o pop star em questão atende pelo nome de Slack Tom Tompson. Líder da banda mais pop, mais tocada e mais adorada do planeta, a Slavabody Disco Disco Boys, ele é considerado por adolescentes do mundo inteiro O pop star, o papa do pop, o pop em pessoa. Além dele, integram o famosíssimo grupo de acrobatas, dançarinos e, ah, sim!, cantores, três jovens gringuinhos, todos, obviamente, muito, muito pop: Julius Tiger, Alexander Ray Boff e Michael Lazdakson. Ao descobrirem que seus maiores ídolos vêm ao Brasil para um show no Maracanã, Manu, Gabi e Ritinha fazem de tudo para ver os garotos bem de perto, vivem uma grande aventura mas... nada do que planejam dá certo. Apesar das várias tentativas e técnicas de aproximação, o trio de tietes só se mete em confusão. Uma maior que a outra. As peripécias desastradas acabam levando as meninas a pagar o maior mico de suas vidas, na televisão, em rede nacional. 
Opinião: Da autora queridinha das adolescentes brasileiras, Thalita Rebouças, esse livro é muito divertido e realmente engraçado.Adorei tanto que li a trilogia, muito bem feitos e de um tom conversativo que dá realmente para se identificar nas aventuras das três protagonistas, recomendo! 

2. A Modelo do Ano - Carol Alt
Sinopse oficial: Melody Ann Croft é o que chamamos de boa moça. Trabalha como garçonete para juntar grana para a faculdade de medicina, mas quando um cliente insiste que ela poderia ser modelo, Melody fica tentada a trocar as mesas pelas passarelas!

À primeira vista, fazer caras e bocas diante de fotógrafos pode parecer o caminho mais fácil, mas as tentações são muitas e até uma equilibrada menina de Jersey pode achar difícil manter-se de pé durante esta longa e tortuosa escalada até o topo.
Opinião: A autora do livro foi realmente modelo e acredito que na história, além do produto criativo, ela colocou um pouco das suas próprias experiências, do glamour e das decepções de quem entra na vida competitiva de modelo - um mercado que tende á juventude, portanto se começa cedo.Interessante e versátil, um bom livro para ler de vez em quando.

3.Cabeça de Vento - Meg Cabot 

Sinopse oficial: Emerson Watts odeia seu nome, tem problemas com quase todo mundo na escola e seu melhor amigo parece nem desconfiar de sua paixão por ele. Parece que ela tem problemas? Pois um acidente num shopping aproxima a garota e a famosa modelo Nikki Howard muito mais do que deveria, e é aqui que os problemas começam de verdade.
Opinião: A autora é Meg Cabot, a mesma autora de "Diário de uma Princesa", série de livros que atrai  milhares de adolescentes todos os anos e tem até filme, com Anne Hatheway.A sinopse engana um pouco, pois a história é totalmente diferente do que se presume através da capa e da sinopse.Li a sequência e aguardo o ultimo livro, gostei, é uma história envolvente de certo modo.

4. Ladrões de Elite - Ally Carter

Sinopse oficial: Quando tinha 5 anos, Katarina Bishop distraiu os guardas da Torre de Londres para que o pai pudesse roubá-la. Aos 7, ela ouviu o tio Eddie planejar a interceptação de 80% do caviar do planeta. Quando fez 15 anos, Katarina armou um golpe por conta própria – um esquema para entrar no melhor colégio interno dos Estados Unidos e deixar para trás os negócios da família. Só que trocar de “ramo” e ter uma vida normal acabou sendo mais difícil do que Kat esperava.

Hale, seu amigo charmoso, bilionário e antigo comparsa, logo aparece para levá-la de volta à realidade da qual ela havia se esforçado tanto para fugir. Mas é por um bom motivo: uma inestimável coleção de arte de um temido mafioso foi roubada e ele quer recuperá-la, custe o que custar. Somente um mestre do crime poderia ter realizado essa proeza e o pai de Kat é o único suspeito, embora insista em negar qualquer envolvimento. Encurralado entre a Interpol e um inimigo assustador, ele precisa da ajuda da filha.

Para Kat, só existe uma saída: encontrar os quadros e roubá-los de volta. Não importa se parece impossível, se ela não tem pistas do ladrão e se o prazo é de apenas duas semanas. Com uma equipe de adolescentes talentosos e uma mãozinha da sorte, Kat está determinada a realizar o maior golpe da história da família e provar que jamais a abandonou.
Ladrões de elite é uma história envolvente, cheia de ação, suspense, romance e humor. Esta aventura de tirar o fôlego leva o leitor a vários lugares do mundo e apresenta cenários deslumbrantes, personagens excêntricos e mais reviravoltas que Onze homens e um segredo. O mundo do crime nunca pareceu tão sofisticado, atraente e divertido. 
 Opinião: Dos livros "teen" esse é um dos que eu mais gostei, porque foge um pouco daquela natureza do "adolescente comum que entra em 'encrenca'".Bem desenvolvido, com ação e não exagera no com o fator sentimental.Faz o estilo jovem "espião", mas no caso do outro lado; por dentro do crime, não da resolução.Seria interessante se tivesse sequência, e é um livro que recomendo com certeza.

Então, o que acharam? Já leram algum desses? Quer ler? Comente e diga sua opinião!


4 Comentários

  1. Ótimas sugestões de leitura... Já haviam me recomendado Ladrões de Elite e ouço sempre falarem bem de Cabeça de Vento, da Meg Cabot apenas li a série A Mediadora e gostei muito. Bjs!

    ResponderExcluir
  2. amei os livros, vou ver se consigo ler algum.
    já estou seguindo
    http://umadolescenteconfusa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu amo livros teen, principalmente os chick-lits que são meus generos preferidos! Beijos

    ResponderExcluir