Esta postagem é dedicado á pessoas que como eu, tem dificuldade de concentração quando há gente falando, ou barulhos excessivos, que me tiram completamente o foco.
Há algum tempo atrás, tinha lido em alguma revista (Mente Cérebro ou Superinteressante, acho) que a música, dependendo do gênero, pode estimular o funcionamento do cérebro de forma benéfica.

Um exemplo disso é o tão comentando "Efeito Mozart", teoria criada em 1990 por uma universidade americana, que afirma que as música clássica instrumental do compositor Mozart (século 18).Para testar a teoria foi feito um teste com um grupo de estudantes.Uma parte ouviu por 10 minutos a música de Mozart e outra parte apenas silêncio ou sons de "relaxamento" e em seguida, todos fizeram um teste.Como o esperado, os alunos que tinham escutado a música clássica se saíram melhor que os que não.

A teoria virou moda na época, levando á pais obrigarem filhos a ouvirem música clássica, com a esperança que isso os torna-se instantaneamente mais inteligentes e até fazendeiros á expor vacas á música para tentar faze-las produzir mais leite (WHAT?).
Mas mais tarde foi comprovado que não era só a música clássica; quase todo tipo de música se incluía.Claro que a preferência para o estudo é que sejam músicas mais relaxantes (para não tirar o foco do estudo).
Segundo a psicológica britânica Emma Gray:
"A música tem um efeito positivo sobre a mente, e ouvindo o tipo certo de música pode realmente melhorar a estudar e aprender. A música pode colocá-lo em um melhor estado de espírito para aprender - e, de fato, os alunos que escutam música pode realmente fazer melhor do que aqueles que não o fazem. Para motivos lógicos, como Matemática, a música deve acalmar a mente e ajuda a concentração, ao passo que para os indivíduos criativos, a música deve refletir a emoção que o aluno está tentando expressar. "

Ela ainda indica além de música clássica, que segundo ela tem propriedade para acalmar e estimular a imaginação do ouvinte, músicas com batidas ritmadas (como We Can't Stop e Mirrors) para o raciocínio lógico e músicas com refrões fortes como I Can't Get No Satisfaction e Firework para máterias humanas, pois produzem excitação na mente para a criatividade.
Decidi há alguns dias testar eu mesma, a teoria, com músicas instrumentais clássicas suaves, não muito alto, durante meu estudo pré-prova e os resultados foram ótimos.Infelizmente para mim não me concentro com outros tipos de música da minha preferência, especialmente com vocais e grandes refrões, porque me tira a concentração e passo a escutar só a música, desviando do meu estudo.
E é importante que caso você escute música durante o estudo, deve ser uma playlist de músicas semelhantes e que dure o tempo de estudo necessário, para não ter o problema de toda hora ir trocar ou escolher.

Uma coisa legal é que ao final eu percebi que eu até gosto da música clássica (principalmente instrumental com violino e piano) e o modo incrível que ela incentiva a imaginação e a concentração.

Este foi o vídeo que usei para meu estudo (caso alguém queira tentar também):

O que acha da ideia?Já tentou?Vai tentar?Já faz isso? Comente!


3 Comentários

  1. Nossa, que legal! Nunca tentei e tenho uma péssima concentração. Vou tentar aqui, quem sabe dá certo ;)
    Adorei o post!

    bymarif.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. eu também tenho uma péssima concentração , não consigo ficar ligada em duas coisas ao mesmo tempo . por mas que se falam tanto que as mulheres consegue se concentrar em varias coisas ao mesmo tempo eu sou a da contraria.
    já estou seguindo ( se poder visita lá o blog).
    http://umadolescenteconfusa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que bacana,já tinha lido algo relacionado e lendo novamente no seu blog realmente cheguei a conclusão de que preciso de algo assim,minha concentração necessita. Quando der de uma passadinha no meu blog,adoraria ter suas delicadezas por lá,no pior você irá ganhar uma amiga blogueira. Beijinhos http://luizadevaneios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir