Recentemente, a revista "People" publicou sua mais recente edição, com a capa elegendo, como sempre fazem, a mulher mais bonita do mundo, por escolha dos editores.
A escolhida do ano, foi a atriz Lupita Nyong'o, mexicana que morou maior parte da vida no Quênia, e ganhou um Oscar recentemente, por sua interpretação no filme "12 Anos de Escravidão".

Admito, que ainda não vi o filme (também foi indicado ao Oscar), mas pelos elogios e pelo meu amor por filmes sobre outras épocas, já está na listinha.Mas voltando ao assunto, já havia visto Lupita diversas vezes, em fotos e na própria cerimônia do Oscar (em especial por ela estar sempre em fotos com Jared Leto, um dos meus crushs).
Duas coisas me chamaram atenção nela, eis quais:
- Suas roupas e maquiagem (pelo amor de deus, que pele é essa tão limpinha, como é possível?#INVEJA), sempre impecáveis no quesito de moda (e muitos elogiadas por profissionais da área) na minha opinião, principalmente o vestido azul usado no Oscar, lindo demais.
- O fato dela ser negra
Porque da surpresa? Porque é uma surpresa geral, infelizmente.
Agora chegamos ao verdadeiro tema da postagem.

Todos fingem que não sabem, mas sabem; mesmos em nossos tempos, o preconceito é algo terrível e ainda que representa uma força influente muito grande.Foi comprovado numa pesquisa, há algum tempo atrás, que em entrevistas de trabalho, um homem branco com o mesmo currículo (ou até um pouco pior) de um homem negro, ganha o emprego, por nenhum motivo além de preconceito racial (o mesmo acontece no caso homens vs. mulheres, mas essa é uma questão para outro post).
É horrível, mas é a verdade.Cor de pele influencia nossas vidas, nossos destinos, de um jeito trágico.Por isso que quando se vê um homem ou uma mulher negra numa posição elevada ou destacada, é motivo de alvoroço.Quem não lembra, das noticias e mais noticias, quando Barack Obama foi eleito presidente dos EUA ou quando a miss Universo eleita, foi a angolana  Benguela Leila Lopes?E mais, mais tarde uma pesquisa divulgou que a maioria a votar no presidente foram pessoas negras, gays, mulheres e pessoas de baixa renda - outros que clamam por serem ouvidos na sociedade.

Vendo apenas comentários em sites que divulgaram a notícia, sem nem procurar muito, o claro preconceito é nítido.Há claro, os comentários verdadeiros, uns discordando, outros concordando, mas apresentados com justificativas mais justas.Outros não, outros apenas no ridículo (e nessa maioria escrito estritamente com erros absurdos de português), dos quais nem se vale a pena citar, mas já se tem a ideia do teor dos comentários.Alguns chegando ao absurdo total, sugerindo que ela fora escolhida apenas para ser "politicamente correto".Pelo amor de deus né? A mulher tem realmente traços bonitos.Não gosto de funk, mas isso é realmente um caso que a única reação pautável é RIR e a expressão que serve para o caso seria "beijinho no ombro para as invejosas"...

Racismo é algo enraizado na nossa sociedade, principalmente a brasileira, algo que realmente não faz muito sentido.51% da nossa população é negra (não, não vou falar afrodescendentes pois não concordo com o termo*), como a propaganda politica gosta de enfatizar "que somos uma mistura" e isso é fato, provado.Então porque se nega tanto?Porque a própria população negra mesma se resigna tanto, tantos poucos que se aceitam como são, exatamente porque tem medo de ser descriminados?
(OBS: estranho também o fato da humanidade ser tão fortemente divida por "raças", quando é comprovado biologicamente que todo ser humano tem constituição semelhante.

Uma questão geral, relacionada á TODOS os tipos de preconceito - racial (não só com negros) , gênero, sexualidade, classe social, bullying - é que as pessoas esquecem como doí.Esquecem de ter empatia e voltam-se apenas para o gostinho de sentir-se superior, por mais banal que seja o motivo.Tentem apenas se lembrar da sensação de ser excluído, ofendido, humilhado - não importa o quão privilegiado você for, tenho certeza que todos já sentiram isso - é a mesma sensação que se aplica á aqueles que sofrem por algum preconceito.E não é fácil de esquecer, isso marca uma pessoa, seriamente.Eu mesma posso dar o exemplo, pois tenho cabelos naturalmente crespos e cacheados, porém aos 11 anos decidi fazer progressiva.Hoje em dia a mantenho por ter se tornado realmente mais prática para meu dia-a-dia, mas na época esse não era o motivo.

Mas esse é um assunto que tem ir que ir além; tem ser falado, explicitamente e discutido.Para alguma mudança acontecer, é necessário uma ação inicial.Principalmente com crianças, que nada entendem sobre a questão (que constantemente é abafada por pais e professores), só escutam um isso ou aquilo por ai, criam conclusões precipitadas e levam isso para o resto da vida.Ai já adultos, de mente formada, que é difícil mudar suas opiniões.

Por isso, é tão importante é que negros, gays, mulheres e todo tipo de "povo" discriminado faça parte do hall de figuras importantes (não só no futebol e música, ressaltando).Para que um dia, o preconceito não faça mais parte do cotidiano e se torne apenas uma lembrança, de mais de  um dos erros da humanidade.

*Afrodescentes na minha opinião, são aqueles que são realmente, filhos ou pelos menos netos de pessoas que nasceram na ÁFRICA.Se uma pessoa negra, descendente sim de escravos (mas que chegaram aqui há mais de 100 anos atrás), mas que porém não tem nenhuma ligação verdadeira com a África, nem cultural, nem sanguínea recente, deveria mesmo ser chamada de afro-descendente? É só mais uma forma realmente estúpida de fugir do termo negro - que para algumas pessoas soa até como xingamento, maluquice.Afinal, se chamam brancos de europeus-descendentes?Não, e nem deviam.Para qualquer dúvida, chame de brasileiro, pois é isso que somos, um povo único.



2 Comentários

  1. vi no yahoo muitas pessoas falando que ela não merecia esse premio, que foi escolhida só por piedade e pra não dizer que existe racismo. ( foi ai que eu vi o preconceito do povo brasileiro ) aqui no brasil por mais que tem muitas negras, as pessoas ainda tem muito racismo ( um dia eu viu uma negra kkkkkk dizendo que achava negros feios kkkk ai cada coisa que eu vejo kkkk ).

    ResponderExcluir
  2. ja estou seguindo http://umadolescenteconfusa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir